quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Leblon


Leblon é um bairro nobre da zona sul da cidade brasileira do Rio de Janeiro, capital do estado homônimo, localizado entre a lagoa Rodrigo de Freitas, o oceano Atlântico e a encosta do morro Dois Irmãos. O bairro faz divisa com a GáveaLagoa,Ipanema e Vidigal. Seus habitantes pertencem, majoritariamente, à classe alta, incluindo alguns dos nomes da elite culturaleconômica e política carioca. No entanto, há também moradores de classe média, especialmente aqueles que vivem no bairro há muitos anos, além dos moradores da comunidade da Cruzada São Sebastião. Algumas das ruas mais tradicionais são a avenida Delfim Moreira, avenida Ataulfo de Paiva, rua Rainha Guilhermina, avenida Bartolomeu Mitre e avenida Afrânio de Mello Franco. Esse bairro, de acordo com o projeto do governo estadual, possuirá uma estação de metrô a ser chamada de estação Leblon.
O dia do Leblon é comemorado a 26 de julho, pois, nessa data do ano de 1919, foi definida a configuração atual da maior parte de suas ruas.
Com uma renda média per capita de 54 211,59 reais (IBGE, censo de 2000), o Leblon é um dos bairros mais cobiçados da cidade e o que mais valoriza por ano. Tem o metro quadrado mais caro do estado do Rio, custando 12 000 reais. Nas áreas próximas à praia, no entanto, esse valor pode chegar a 20 000 reais.

Algumas das causas dessa valorização exorbitante dos imóveis na região foram o projeto urbanístico Rio Cidade na avenida Ataulfo de Paiva e as APACs (Áreas de Proteção ao Ambiente Cultural).Além destes fatores, o deficit habitacional e o de transportes, problemas mais graves da cidade, contribuem fortemente nesse aspecto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário