sábado, 10 de setembro de 2011











Rede Globo é uma rede de televisão brasileira. Foi fundada em 26 de abril de 1965, na cidade do Rio de Janeiro, pelo jornalista Roberto Marinho. É assistida por 140 milhões de pessoas diariamente,seja elas no Brasil ou no Exterior por meio da TV Globo Internacional.[2][3] A empresa faz parte do grupo empresarial Organizações Globo.
Atualmente, a cadeia é a maior de toda a América Latina e é a terceira maior emissora comercial do mundo; perdendo apenas para as americanas CBS (pertencente à CBS Corporation) e NBC (pertencente à NBC Universal) .[4]
A sede administrativa da Rede Globo encontra-se no bairro do Jardim Botânico, na Zona Suldo Rio de Janeiro. O departamento de jornalismo também está situado no Jardim Botânico, e os principais estúdios de produção localizam-se no complexo conhecido como Projac, emJacarepaguá, na Zona Oeste da cidade. A Rede Globo tem estúdios de produção em Vila Cordeiro, bairro de São Paulo, onde também encontram-se o departamento de jornalismo e de onde gera parte da programação da rede. São, ao todo, 122 emissoras próprias ou afiliadas, além da transmissão no exterior pela TV Globo Internacional e de serviço mediante assinatura no país.



Em julho de 1957, o Presidente da República,Juscelino Kubitschek, aprovou a concessão de TV para a Rádio Globo e, em 30 de dezembro do mesmo ano, o Conselho Nacional de Telecomunicações publicou um decreto concedendo o canal 4 do Rio de Janeiro à TV Globo Ltda. Sendo assim a TV Globo foi oficialmente criada no dia 26 de abril de 1965, com a transmissão do infantil Uni Duni Tê.[5]Também estavam na programação dos primeiros dias a série infantil Capitão Furacão e o telejornalTele Globo, embrião do atual Jornal Nacional
Em 1966, a TV Globo chegou ao estado de São Paulo[6] com a aquisição do canal 5 que, desde 1952, funcionava como a TV Paulista, de propriedade das Organizações Victor Costa. Em 5 de fevereiro de 1968, foi inaugurada a terceira emissora, em Belo Horizonte, e as retransmissoras de Juiz de Fora e deConselheiro Lafaiete, além de um link de micro-ondas que ligava o Rio de Janeiro a São Paulo.
Em 1962, um acordo assinado entre Time-Life e as Organizações Globoholding de Roberto Marinho, proporcionou a Marinho o acesso a um capital em torno de 6 milhões de dólares, o que lhe garantiu recursos para comprar equipamentos e infraestrutura para a Globo. Em troca, Time-Life teria participação em 30 % de todos os lucros auferidos pelo funcionamento da TV Globo. Como comparação, a maior TV brasileira na época, a TV Tupi, tinha sido construída com um capital em torno de US$ 300.000.
O início da TV Globo como uma rede de emissoras afiliadas por todo o país se dá a partir de primeiro de setembro de 1969 quando entrou no ar o "Jornal Nacional", primeiro telejornalem rede nacional, ainda hoje transmitido pela emissora e líder de audiência nacional.[5] O primeiro programa foi apresentado por Hilton Gomes e Cid Moreira.
Em 28 de abril de 1974, passou a ser transmitido em cores. Em 1977 toda a programação da emissora passa a ser a cores. Em 1982 a emissora implantou a transmissão via satélite.
Sede da Rede Globo no Rio de Janeiro.
A partir de 1976 é o momento em que a Globo começa a construir o que seria chamado de "Padrão Globo de Qualidade", em que o horário nobre é preenchido com duas novelas de temática mais leve, encaixadas por telejornais curtos e sintéticos (o atual Praça TV e o Jornal Nacional), uma telenovela de produção nobre e com enredo mais forte, que seria chamada a partir de então de "novela das oito" (atual "novela das nove") e a partir das 22h uma linha de shows, filmes ou o "Globo Repórter" (antes a linha de shows começava às 21h15, posteriormente às 21h30), sempre com bastante regularidade de horário e programação. Este padrão nada mais é do que a chamada "grade fixa", tanto na vertical (sequência dos programas no dia), quanto na horizontal (respeito à sequência ao longo dos dias da semana), orquestrada por Walter Clark e José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (mais conhecido como "Boni") em 1960, antes responsáveis pela programação da extinta TV Excelsior. A grade fixa é utilizada pela Globo nos dias de hoje fielmente, exceto aos verões nos horários de shows após as 22h, que são substituídos por minisséries, reprises de filmes e o Big Brother Brasil atualmente. O padrão seria decisivo para a conquista da liderança de audiência, pois, no final da década de 1970, as duas grandes redes, a Rede de Emissoras 
Rede Globo de Televisão
Globo Comunicações e Participações S.A.
Redeglobo.png
Informação geral
Gênero/TipoRede de televisão comercial
País Brasil
Fundação26 de abril de 1965 (46 anos)
FundadorRoberto Marinho
Pertence aOrganizações Globo
ProprietárioRoberto Marinho (1965-2003)
Roberto Irineu Marinho (2003-presente)
PresidenteRoberto Marinho (1965-2003)
Roberto Irineu Marinho (2003-presente)
Vice-presidenteJosé Roberto Marinho
João Roberto Marinho
Cidade de origemRio de JaneiroRJ
SedeRio de JaneiroRJ
Rua Lopes Quintas, 303, Jardim Botânico
EstúdiosRio de JaneiroRJ
Central Globo de Jornalismo
Rua Von Martius, 22, Jardim Botânico

Rio de Janeiro, RJ
Central Globo de Produção
Estrada dos Bandeirantes, 6700,Jacarepaguá

São PauloSP
Central Globo de Jornalismo/SP e Central Globo de Produção/SP
Av. Dr. Chucri Zaidan, 46, Vila Cordeiro
SloganA gente se liga em você BR
Formato de vídeo240i (LDTV)
480i (SDTV)
720p,1080i (HDTV)
Audiência45%–65% (Setembro de 2007)
Cobertura98,44% do território brasileiro[1] e 99,50% dos telespectadores potenciais.
Emissoras própriasGlobo Rio (Rio de Janeiro)
Globo São Paulo (São Paulo)
Globo Brasília (Brasília)
Globo Minas (Belo Horizonte)
Globo Nordeste (Recife)
Emissoras afiliadasLista de emissoras da Rede Globo
Cobertura internacionalVeja em TV Globo Internacional
Página oficialwww.redeglobo.com.br
Disponibilidade aberta e gratuita
analógico
Canal 04 VHF (Rio de Janeiro)
Canal 05 VHF (São Paulo)
Canal 08 VHF (Divinópolis)
Canal 10 VHF (Brasília)
Canal 02 VHF (Goiânia)
Canal 12 VHF (Belo Horizonte)
Canal 13 VHF (Recife)
Canal 07 VHF (Belém)
Canal 07 VHF (Maceió)
Canal 02 VHF (Goiânia)
Canal 12 VHF (Florianópolis)
Canal 12 VHF (Porto Alegre)
Canal 04 VHF (Aracaju)
Canal 03 VHF (Londrina)
digital
Canal 29 UHF (Rio de Janeiro)
Canal 41 UHF (Curitiba)
Canal 18 UHF (São Paulo)
Canal 21 UHF (Brasília)
Canal 34 UHF (Goiânia)
Canal 34 UHF (Porto Alegre)
Canal 36 UHF (Cuiabá)
Canal 29 UHF (Salvador)
Canal 30 UHF (Campo Grande)
Canal 26 UHF (Teresina)
Canal 36 UHF (Recife)
Canal 33 UHF (Belo Horizonte)
Canal 22 UHF (Vitória)
Canal 33 UHF (Florianópolis)
Canal 42 UHF (Campinas)
Canal 42 UHF (Ribeirão Preto)
Canal 42 UHF (São Carlos
Canal 30 UHF (Uberlândia)
Canal 21 UHF (Belém)
Canal 15 UHF (Manaus)
Canal 19 UHF (João Pessoa)
Canal 21 UHF (Maceió)
Canal 42 UHF (Londrina)
Canal 33 UHF (Fortaleza)
Portal Televisão · 
Independentes(liderada pela TV Record) e a Rede Tupi, estavam se deteriorando por falta de recursos e estratégia, e a Rede Bandeirantes não havia crescido o suficiente nessa época, sobrando apenas a Globo como uma alternativa de certa qualidade, somada à estreia das novas sessões de cinema, o Festival de Inverno e a Sessão de Gala.
Em publicidade, a Rede Globo faturou em 2009 R$ 7 bilhões, o que corresponde a 73,5% de toda a receita publicitária da TV aberta brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário