domingo, 29 de janeiro de 2012

Mundo Virtual

Escolhemos dez games com mundos tão interessantes que acabam tirando um pouco da graça da vida real.


Porque uma grande história não é tão grandiosa assim se não se passar em um lugar interessante


Nas primeiras gerações de videogames, a tarefa de criar mundos virtuais imersivos era destinada aos RPGs mais dedicados, que espalhavam pixels para todos os lados em florestas, cavernas e masmorras. Com o passar das gerações e o uso de gráficos em 3D, mais e mais estúdios investem em mundos criativos e cheios de interatividade, para que o jogador fique completamente investido na trama.
Por isso, reviramos o baú de games aqui e selecionamos dez mundos vastos, fascinantes, viciantes e vivos, que tornam a jogatina uma experiência muito mais imersiva. Afinal, uma grande história não é tão grandiosa assim se não se passar em um lugar interessante.  
liberty city
Liberty City (GTA IV) | Rockstar | 2008 | PC, PS3, Xbox 360
Desde “GTA III”, a Rockstar acostumou os jogadores com metrópoles tridimensionais cheias de segredos e NPCs. Em “San Andreas”, as cidades foram fragmentadas em um gigantesco estado, completo com áreas rurais e estradas. Mas a Liberty City de “GTA IV” pode ser o centro urbano mais vivo e dinâmico já representado em um game. O motor físico garante que pedestres reajam de forma realista aos impulsos (como um tiro de escopeta ou um atropelamento) e um avançado sistema de IA garante que os NPCs simulem suas rotinas. Mesmo depois de tantos anos, ainda há muito a se conhecer nos becos sórdidos dessa cidade.new marais
New Marais (inFamous 2) | Sucker Punch | 2011 | PS3
A aura cool de Nova Orleans se transferiu para a perigosa New Marais, de “inFamous 2”. Devastada por uma enchente (uma referência clara ao furacão Katrina, que devastou a cidade real), New Marais é um terreno perfeito para Cole treinar seus poderes elétricos e seu parkour turbinado, especialmente com um mundo cheio de outros seres superpoderosos. Quando comparada a Empire City, lar do primeiro “inFamous”, New Marais explode com cores, diversidades e acordes de jazz. Fugindo das cidades da costa leste e oeste dos EUA, a Sucker Punch conseguiu dar uma atmosfera completamente única para seu game.  
new austin
New Austin (Red Dead Redemption) | Rockstar | 2010 | PS3, Xbox 360
Para o olhar desatento, “Red Dead Redemption” conta apenas à trajetória de redenção, banhada a sangue, dólares e suor, do ex-criminoso John Marston. Uma história belíssima, cheia de personagens memoráveis, dublagens impressionantes e momentos marcantes. Mas correndo por fora, cercando todas as ações, está a segunda – e também trágica – história mostrada no jogo, a do mundo ao redor do jogador, que morre a golpes de máquinas, automóveis e civilização. A terra selvagem que John Marston lavrou com tiros de pistola se torna, pouco a pouco, uma parte produtiva e domesticada da nação americana. Isso tudo com belíssimas paisagens, desoladores desertos, pântanos decrépitos e cidadezinhas mal-encaradas. A Rockstar poucas vezes criou um universo tão poético, tão imersivo e tão fascinante. Diacho, parceiro.
max payne
São Paulo (Max Payne 3) | Rockstar | 2012 | PC, PS3, Xbox 360
Tá certo que o game nem saiu ainda, mas não é sempre que podemos ver a maior metrópole do Brasil virando cenário de um game de grande escala como “Max Payne”. O detetive troca a gélida atmosfera noir de seus primeiros jogos e vem conhecer de perto a corrupção tropical, quente e áspera que opera nos rincões marginais da capital paulista. Seguindo a tradição de “Max Payne”, não deve ser um mundo aberto para exploração, mas rico em detalhes e com uma atmosfera caprichada.
azeroth
Azeroth (World of Warcraft) | Blizzard | 2004 | PC
Azeroth é um mundo que traz algumas semelhanças com o mundo real. É gigantesco, habitado por milhões de pessoas que interagem de diferentes maneiras. Sua economia é baseada na compra e venda de bens e serviços, tem crimes e forças policiais. A diferença é que é um mundo virtual habitado por orcs, humanos, elfos, anões e, de acordo com a mais recente expansão anunciada pela Blizzard, ursos panda antropomórficos. Se você já deu uma volta em Azeroth, conhece o espectro deste verdadeiro universo.
hyrule
Hyrule (The Legend of Zelda: Ocarina of Time) | Nintendo | 1998 | Nintendo 64
Se você viveu a era do Nintendo 64, sabe, de cabeça, alguns segredos de Hyrule até hoje. Este mundo virtual foi, para muitos jogadores, a primeira experiência com um universo aberto e em três dimensões. E não dá para começar muito melhor que isso. Dividido em diversas áreas, com florestas, vulcões, lagos, rios, desertos e uma gigantesca planície, Hyrule é um mundo extremamente vasto, para a época, com milhares de segredos e uma atmosfera que a própria Nintendo nunca mais conseguiu reproduzir com perfeição. Seja rolando com os Gorons ou nadando com os Zoras, é difícil não ficar imerso na jornada para salvar este mundo de Ganondorf e seus planos maquiavélicos.
batman 
 Arkham City (Batman: Arkham City) | Rocksteady | 2011 | PC, PS3, Xbox 360
Arkham City nada mais é que uma seção de Gotham City cercada de muros e habitada com a pior escória criminosa imaginável. E isso é o bastante para ser um dos mundos mais coesos já criados. A atmosfera gótica e desoladora de Gotham encaixa como uma luva no estilo visual que a Rocksteady imprimiu nos personagens em “Arkham Asylum”. As áreas, mais abertas, permitem que o homem-morcego explore os rincões de sua cidade e se depare com verdadeiros pontos turísticos para os fanáticos por HQs, como a Ace Chemicals, a fábrica de produtos químicos responsável por deformar o Coringa; e o Beco do Crime, onde Thomas e Martha Wayne foram assassinados durante um assalto, instilando um desejo de vingança no jovem e assustado Bruce Wayne.
Skyrim (The Elder Scrolls V: Skyrim) | Bethesda | 2011 | PC, PS3, Xbox 360
A capacidade de “Skyrim” em trazer tantas paisagens diferentes, mas ainda assim coesas dentro de seu tema principal de continente congelado, é um dos maiores méritos da Bethesda. O mundo de “Skyrim”, apesar dos bugs e glitches, é vivo e fascinante. Da capital Solitude para a perigosa Riften, lar da guilda dos ladrões, o jogador encontra fortes, cavernas, florestas, acampamentos, pântanos, desertos gelados e toda sorte de montanhas. Cada cidade de “Skyrim” tem seu estilo e sua cultura, dando uma personalidade única para este mundo assolado por uma guerra civil e por um ataque de dragões.
la noire
Los Angeles (LA Noire) | Rockstar | 2011 | Xbox 360, PS3, PC
“LA Noire” vai ser sempre lembrado, a princípio, pela revolucionária tecnologia de movimentos faciais, mas a reprodução extremamente fiel de Los Angeles nos anos 40 também é digna de nota. A cidade aqui amarra toda a atmosfera da trama, com suas amplas avenidas, becos imundos, diferentes ambientes e todo um clima paradisíaco, ainda assim, estranhamente corrupto. A cidade dos anjos pode ser a perdição para Cole Phelps, mas é um achado no desenvolvimento de mundos abertos realistas.
mass effect
A Galáxia | Mass Effect (BioWare) | 2007 | Xbox 360, PC
Para um game tão ambicioso quanto “Mass Effect”, um mundo não é o bastante. Para que Shepard e sua equipe possam enfrentar a ameaça de Saren e seus Geth, é necessária uma galáxia inteira. Quer explorar a Citadel, uma misteriosa estação espacial que é lar para o conselho que comanda a Galáxia? Sinta-se livre. Quer algum planeta perigoso e assustador? Leve sua nave até a órbita e faça uma agradável viagem na superfície a bordo de seu veículo de exploração. Saudades de casa? Que tal pousar na Lua e ganhar acesso a uma espetacular vista da Terra? É um prazer explorar cada pedaço deste universo tão rico.














Nenhum comentário:

Postar um comentário